M&A | Inicialmente, caso ainda não tenha visto, preparamos um artigo que conceituamos M&A. Nesse sentido, recomendamos a leitura inicial do referido artigo em nosso site.
Com relação aos tipos de M&A, podemos classificar as variações da seguinte forma, vejamos:
- CONGLOMERADO;
- HORIZONTAL;
- EXTENSÃO;
- VERTICAL e
- COMPLEMENTAR
CONGLOMERADO
Inicialmente, falar em Conglomerado significa definir operações societárias M&A, que se formam da fusão ou aquisição de empresas ou industrias de diferentes setores.
Assim, na operação de realizar um procedimento societário na modalidade de Conglomerado, as empresas visam a redução de riscos do mercado e buscam aumentar a sua influência.
HORIZONTAL
Já nas fusões ou aquisições horizontais as empresas possuem o mesmo ramo de atuação, produzindo os mesmos produtos ou serviços.
Neste caso, há uma junção de empresas concorrentes no mercado, seja por meio da fusão ou aquisição.
Desta feita, esse tipo de operação societária é comumente utilizado para alavancar o market share, ou seja, aumentar a participação de mercado dessas empresas.
Outrossim, esta operação visa o aumento da competitividade dessas empresas no ramo de atuação em detrimento das demais empresas do segmento.
EXTENSÃO
Na operação de extensão a fusão ou aquisição recai sobre empresas do mesmo segmento. Contudo, com atuação de públicos distintos.
Neste tipo de operação, as empresas do mesmo segmento visão o alcance de públicos diverso. Um exemplo desta operação é a compra ou fusão de empresas voltadas a venda de veículos, como a Ferrari e a Fiat onde embora ambas às empresas possuem o core business voltada a venda de veículos, uma tem como público-alvo pessoas da classe A sendo que a outra possui o foco no público da classe B/C.
VERTICAL
A operação M&A vertical é realizada entre empresas do mesmo grupo de produção, contudo, que estejam em momentos distintos da sua operação.
Assim, um exemplo desta operação é a compra dos fornecedores da empresa, facilitando a negociação dos insumos.
Nesta operação, há dois tipos de fusões ou aquisições, sendo a primeira a M&A vertical do tipo backward, quando envolve empresas da base do fornecimento dos produtos ou serviços, já a outra operação M&A vertical é conhecida como forward, nesta operação envolve empresas que atuam com a comercialização de produtos ou serviços para o cliente final.
COMPLEMENTAR
Por fim, com relação a operação societária M&A Complementar, está consiste na aquisição ou fusão realizada entres empresas com core business complementar.
Um exemplo desta operação é a aquisição ou fusão entre uma empresa de fornecimento de aparelhos celulares e outra empresa voltada a prestação de serviços de reparo desses aparelhos.
CONTE COM A LEGALBR
A LegalBr conta com profissionais habilitados para apoiar em todos os serviços no âmbito societário. Entre em contato conosco para maiores informações.