Compra e Venda de Imóveis | Em linhas gerais, o exercício de compra e venda de imóveis tende a ser mais rentável quando realizado por meio de pessoa jurídica, tendo em vista que as taxas tributárias incidentes nessas operações são menores que aquelas realizadas por meio de pessoa física.
Para aqueles que atuam profissionalmente no ramo, a abertura de uma empresa para estes tipos de operações é a melhor opção, levando em consideração que, além da menor tributação, a utilização de um CNPJ agrega valor no que diz respeito a credibilidade.
MERCADO AQUECIDO E ALTA LUCRATIVIDADE
Em suma, muitas são as vantagens de abrir uma empresa para empreender no setor imobiliário. Culturalmente, no Brasil, imóveis são tidos como o melhor investimento a ser feito, fazendo com que o mercado sempre esteja aquecido.
Nesse sentido, mesmo diante de uma pandemia, o mercado imobiliário se manteve estável e apresentou até certo crescimento, demonstrando que a atuação neste ramo sempre apresenta oportunidades de lucratividade.
AREAS DE ATUAÇÃO
Em linhas gerais, dentre as oportunidades de atuação no mercado imobiliário, temos, para além da compra e venda, a administração de locações.
De se ressaltar que este serviço, quando realizado diretamente por pessoa física (PF), há incidência de tributação correspondente a 27,5%. Contudo, quando realizada por pessoa jurídica (PJ), a tributação irá variar de 11 a 14% (atuação mediante regime tributário de Lucro Presumido).
Portanto, depreende-se que a lucratividade na administração de locação é muito maior quando realizada por meio de PJ.
QUAL TIPO EMPRESARIAL ADOTAR?
Antes de escolher o melhor tipo empresarial para sua empresa, é necessário ter em mente o porte, faturamento, assim como regime tributário e, claro, se você atuará sozinho ou com sócios.
Além disso, para exercer as atividades no setor imobiliário, é imprescindível escolher adequadamente os CNAES, inclusive para enquadramento no Simples Nacional, se o caso.
Para atividades relacionadas a compra e venda de imóveis próprios, temos os seguintes CNAES:
- 6810-2/01 – compra e venda de imóveis próprios;
- 6821-8/01: corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis;
- 6821-8/02: corretagem no aluguel de imóveis
Por fim, caso a atuação não se restrinja aos CNAES acima elencados, a LegalBr pode te ajudar a enquadrar adequadamente sua empresa. Entre em contato conosco!