Scroll Top

Regime tributário para empresas

Regime tributário

Inicialmente, vamos entender o que é regime tributário para empresas.

Trata-se de sistema de cobrança de impostos para cada CNPJ e este é variável de acordo com a arrecadação da empresa.

Vale dizer que, outros fatores também são importantes na escolha do regime tributário, como o porte da empresa e o seu faturamento.

Quais são os tipos de regimeS tributários no Brasil?

A escolha pelo tipo de regime é feita, na constituição da empresa e este enquadramento será feito de acordo com faturamento e o tamanho.

No Brasil, existem três regimes mais comuns que são o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Simples Nacional: Foi criado pela LC 123/2006, e visa a simplificação dos pagamentos de tributação pelas Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Lucro Presumido: Trata-se de um regime de tributação simplificada que estabelece o cálculo do imposto de renda da pessoa jurídica e a contribuição social sobre o lucro líquido, com variação de alíquotas de acordo com a atividade desempenhada, sendo 8% para indústria e comércio e 32% para prestação de serviços.

Lucro Real: Nesta modalidade de tributação, há definição do imposto pelo lucro contábil da empresa com acréscimo dos ajustes fiscais. É um regime mais complexo e, uma peculiaridade é a obrigatoriedade para alguns ramos de negócios específicos como empresas de arrendamento mercantil, cooperativas de crédito, seguros privados, capitalização, instituições bancárias, entre outras.

Mas afinal, qual é o impacto da escolha do regime TRIBUTÁRIO para o meu negócio?

É de extrema importância a escolha do correto regime de tributação, pois, com isso, evita-se pagar impostos e tributos de forma indevida e desnecessária, o que significa dizer, driblas custos excessivos. Os impostos devem ser pagos de maneira correta, evitando assim cobranças e execuções da União, Estado e do Município.

Do mesmo modo, deve ser observado que não se trata apenas uma escolha sobre o regime, pois, algumas empresas, como dito, a depender do ramo de atividade e de seu faturamento, necessariamente serão enquadradas no regime que a Lei impuser.

Qual o tipo de imposto a empresa tem obrigação de pagar?

Para que possa iniciar regularmente suas atividades e emitir notas fiscais, a empresa deve pagar alguns impostos.

Esses impostos sofrerão variação, de acordo com o objeto da empresa.

Dentre eles, vejamos os principais: Imposto de renda pessoa jurídica, Contribuição Social sobre Lucro Líquido, Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços (ISS).

Assim sendo, é essencial conhecer os fatores no momento de enquadrar a empresa no regime tributário e, acima de tudo, contar com apoio profissional.

Por fim, ficou alguma dúvida sobre como abrir o seu negócio? Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e os serviços que oferecemos.