Scroll Top

Como abrir uma franquia? confira dicas práticas

Como abrir uma franquia

Como abrir uma franquia? | Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) vem ocorrendo, de ano a ano, uma multiplicação de faturamento em diferentes setores do ramo de franchising.

Nesse sentido, a ABF indica que, de acordo com os dados apurados, o mercado de franquias é e continuará sendo promissor. Neste caso, para aqueles que pretendem transformar sua empresa em franquia.

Aliás, o modelo de franquias é objeto de grande procura por novos empresários por oferecer um maior nível de estabilidade e segurança.

Aqui, menciona-se que embora nenhum negócio seja cem por cento seguro, os riscos advindos da aquisição de uma franquia, cujo produto e marca já são conhecidos no mercado e tem boa adesão, reduzem drasticamente o potencial de prejuízos, o que o torna muito mais atrativo.

Você tem interesse em transformar sua empresa em uma franquia? Vamos indicar o passo-a-passo a seguir.

O que é franchising?

Temos que a franchising é uma técnica de ampliação empresarial, baseada em expansão de uma empresa por meio de uma rede.

Portanto, trata-se de reprodução em grande escala de uma empresa, nacional ou internacionalmente, de forma a torná-la franqueável.

Ressalte-se que a expansão por meio de uma franquia engloba diversos aspectos, tais como o direito ao uso da marca e instalação de unidades em outros locais, não sendo uma tarefa fácil.

Sua empresa é franqueável?

O primeiro passo para iniciar a expansão de sua empresa por meio de franquias é a análise de franqueabilidade. Noutras palavras, significa iniciar o processo de avaliação de seu negócio a fim de apurar a capacidade da reprodução como franquia.

Por meio da análise de franqueabilidade será indicado se sua empresa possui aptidão para operar em outras unidades e, igualmente, será apurada a necessidade de aperfeiçoamento dos padrões para aplicação em toda a rede que será criada.

Somente a partir dessa avaliação que haverá indicação, de forma objetiva, os aspectos que envolvem sua empresa, bem como a possibilidade ou não de franqueá-la.

Capacidade de investimento e estrutura

Como indicamos, antes do processo de implementação das franquias, é necessária uma análise profunda do negócio que se pretende transformar em um modelo franqueável.

Logo, tal como a análise de franqueabilidade, é imprescindível que todas as características internas da empresa sejam avaliadas, uma vez que compõem a base estrutural do negócio.

Neste ponto, portanto, deverão ser mensuradas e avaliadas a capacidade estrutural, de gestão, organização, suporte, bem como os profissionais qualificados para a implementação de franquias.

Dessa forma, é fundamental para a transformação de uma empresa em uma franquia a estrutura organizacional financeira.

Portanto, as margens de lucro e despesas da operação devem estar bem alinhadas e previstas para cada unidade. Tal ponto se justifica, pois o principal atrativo de uma franquia é justamente o baixo risco de prejuízos.

Análise jurídica

Além dos processos de análise organizacional, é importante que o projeto de franquias esteja totalmente alinhado com a legislação vigente.

Nesta baila, tem-se que o empresário e aqueles que estão lhe dando suporte no projeto de franqueabilidade sejam conhecedores exímios da Lei de Franquias.

Dentre outros aspectos, a referida Lei irá disciplinar a transferência de tecnologia, licença de uso de marca, direito de distribuição de serviços/produtos, entre outros.

Aqui destaque-se ser imprescindível o registro de sua marca, portanto, sugerimos a leitura de nosso artigo específico sobre o tema.

Passo para transformar sua empresa em franquia

Após as analises acima mencionadas, a capacidade de franqueamento de seu negócio será objeto de apuração.

Assim, sendo positivo o parecer, iniciará os atos preparatórios de implementação do projeto de franquias, sendo eles: plano de negócios, elaboração de contratos, definição de estratégias. Vejamos cada um deles:

  • Plano de negócios

Como primeiro passo da implementação do projeto de franquia da empresa, é necessário que se defina o modelo aplicável, padrões, investimentos e projeção de resultados que advirão da operação.

Frise-se que a aquisição de uma franquia deve ser lucrativa tanto para franqueados quanto para franqueadores. Portanto, a operação deverá ter uma ótima estrutura, isto é, aplicando os parâmetros mencionados.

  • Elaboração de contratos

Como observado acima, o projeto de franqueamento deve atender aos requisitos da Lei de Franquias. Por conseguinte, é necessário atender aos procedimentos e observar os documentos necessários.

Neste passo, basicamente o franqueador deverá ter em mente, a necessidade de redigir os documentos de pré-contrato e contrato, circular de oferta de franquia, bem como indicar às características de cada franquia que será implementada.

  • Definição de estratégias

Para determinar as estratégias é necessário considerar todas as necessidade e potencialidades internas, momento que eventualmente serão necessárias adaptações internas.

Além disso, é necessário elencar as oportunidades e riscos do mercado de atuação, especialmente as peculiaridades de cada região.

Após todas as considerações indicadas, a empresa franqueadora, deverá padronizar procedimentos e processo de administração e questões operacionais para ajudar seus franqueados e facilitar progresso de suas futuras franquias.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de auxílio?

O time da LegalBr está à disposição para te ajudar. Entre em contato conosco.

 

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e os serviços que oferecemos.