Inadimplência de empresas | Desde o momento em que se constitui uma organização, uma de suas preocupações é sem sombra de dúvidas, como inadimplemento de seus clientes.
De antemão, o inadimplemento é um problema enfrentado por pequenas, médias e grandes empresas, independente do ramo de atuação, seja na oferta de produtos ou de serviços.
Diminuir o índice de inadimplência é sem dúvidas, um dos maiores desafios que uma empresa pode enfrentar.
Atravessar crises e cenários econômicos mundiais pode ser um grande desafio, tais como a retração de consumo.
Só para exemplificar, as crises econômicas desaquecem a produção de produtos e serviços, impactando diretamente nos indicadores de vendas.
A princípio, os dados de inadimplência de empresas precisam ser observados, pois, em volumes significativos podem até mesmo gerar danos irreparáveis.
Mas afinal, qual a origem da inadimplência?
A inadimplência é gerada por fatores externos e internos.
Externos sendo aqueles originados fora da empresa, como por exemplo a economia e, internos originados por falta de gestão, processos internos inadequados, entre outros.
Antes de mais nada, é necessário analisar a origem e então, analisar os impactos da inadimplência no fluxo de caixa.
Contudo, o desenvolvimento de ferramentas de gestão, pode reduzir impacto no caixa da empresa, com possíveis impactos negativos no pagamento de fornecedores e colaboradores.
A tomada de algumas soluções é extremamente relevante na gestão do negócio, igualmente como medida para diminuir o inadimplemento e a saúde econômica/financeira.
Do mesmo modo, um planejamento adequado e estruturado visa diminuir impacto no fluxo de caixa, na lucratividade, igualmente na fidelização dos clientes.
Gerenciamento, estratégias de contenção de imprevistos e estudos de riscos englobam um conjunto de possíveis soluções para mitigar o problema.
Dessa maneira, identificar a origem bem como implementar estudos de provisão acerca de futuras faltas de recebimento pelas vendas já realizadas, propicia controle financeiro e tal qual estabilidade financeira da companhia.
Logo, um alto índice de inadimplência, pode gerar danos irreparáveis a empresa.
Ficou com alguma dúvida? Precisa de auxílio?
O time da LegalBr está à disposição para te ajudar. Entre em contato conosco.