De antemão, vamos entender o que são as energias renováveis.
Essas energias são denominadas também de energias limpas ou de energias alternativas e oriundas da natureza, com baixo impacto ambiental como, por exemplo, energia solar e eólica, maremotriz, geotérmica, biomassa e hídrica.
Os benefícios destas energias são manutenção de ciclos naturais haja vista abundância de suas fontes e economia de recursos, ou seja, benefícios ambientais e financeiros.
A implementação dessas energias iniciou-se nos países de primeiro mundo, sendo uma crescente de mercado acompanhada por todos os demais.
Por conta dos benefícios trazidos, o mercado brasileiro tem acompanhado um crescimento, assim como o mercado global que se trata de, empreender com sustentabilidade ambiental.
O uso destas fontes de energia requer recursos tecnológicos capazes de produzir a transformação.
Empreender neste ramo, como dito, requer desenvolvimento tecnológico. Aliás, é possível ofertar seus serviços para empresas e residências, visando a redução dos custos de energia e, como já dito, o alinhamento da companhia com as políticas de sustentabilidade ambiental.
Mas afinal, quais os benefícios de investir neste setor?
O aumento do setor já é uma realidade. O Brasil é um dos países que mais investem e cresce em energias renováveis.
Isto porque, os nossos recursos de energias alternativas em muito viabilizam a produção de energia limpa.
Assim sendo, a alta disponibilidade de recursos já é por si, um dos grandes benefícios em empreender neste setor.
Ademais, segundo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável Outlook Global Renewables 2020, energia limpa pode gerar retorno econômico de 3 a 8 vezes maior que o investimento inicial.
Em seguida, o fato de que, os preços dos combustíveis fósseis são instáveis e, como já dito, o baixo impacto ambiental e, não menos importante, a geração de empregos.
Como iniciar o meu negócio em energias renováveis?
Assim como a abertura de qualquer outra empresa há necessidade de elaborar um plano de negócios, definir o modelo e contratar profissional contábil.
Além disso, é necessário escolher qual será o tipo de tributação e a natureza jurídica, escolher o CNAE, elaborar os atos constitutivos, realizar o registro na Junta Comercial e obter os alvarás necessários.
Por fim, ficou alguma dúvida sobre como abrir o seu negócio? Entre em contato conosco!