Certificado Digital para Médicos | Com a pandemia sem precedentes do COVID-19, que ocorreu no ano de 2020, os atendimentos em consultórios médicos ganharam um novo formato, a telemedicina.
O distanciamento social gerou a necessidade de um novo formato de atendimento, a fim de evitar a contaminação e permitir que médico pudesse continuar suas consultas com segurança sem perder a qualidade nos atendimentos.
O teleatendimento vem se mostrando eficaz e veio para ficar.
Assim, os médicos que visam continuar realizando atendimentos, que alcancem cada vez mais pacientes precisam aderir e acompanhar essa nova modalidade de consulta.
Muitos médicos ainda possuem dúvidas a respeito do teleatendimento e quais os primeiros passos para atuar com este tipo de tecnologia.
PRIMEIRO PASSO: ABERTURA DO CNPJ
Atualmente, vários profissionais da área médica possuem seu próprio CNPJ. Nesse sentido, ao abrirem sua empresa provavelmente já realizaram o pedido de certificado digital, o qual permite a validação online de documentos.
SEGUNDO PASSO: SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL
Como o atendimento é online o profissional deve providenciar sua assinatura através do certificado digital.
É este certificado que permite que você médico assine de forma eletrônica e garante a segurança dos seus receituários e atestados sem possibilidade de falsificação.
Veja, não se trata de alguma cópia de assinatura escaneada, mas sim um instrumento tecnológico que assegura a veracidade e autenticidade da sua assinatura.
Por Lei é de responsabilidade do médico todo e qualquer receituário assinado por ele, tanto receitas quanto atestados médicos.
Desta forma, com o certificado digital, o médico possui muito mais segurança, tendo em vista que a assinatura digital possui uma senha que somente o profissional detém!
Assim, a assinatura eletrônica não dá chance para que terceiros assinem ou cometam o crime de falsidade ideológica. Logo, evita a emissão de falsos atestados e receitas em nome do médico.
Outrossim, o profissional da saúde pode encaminhar atestados e receitas a distância com a mesma credibilidade de sua assinatura de próprio punho com o carimbo médico.
A Resolução 2.296/2021, no seu artigo 4º disciplina sobre o certificado digital, vejamos:
Art. 4º Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina deverão emitir, gratuitamente, aos médicos adimplentes que requisitarem: CERTIFICADOS DIGITAIS A3 (padrão ICP-BRASIL) em nuvem ou em outros dispositivos, de acordo com a definição do Conselho Federal de Medicina, com ativação anual e validade de até 5 (cinco) anos, sendo um certificado digital por médico (por CPF).
Portanto, o procedimento facilitará a vida do médico, uma vez que o próprio órgão regulador estipulou o modelo de assinatura adequado nos documentos que deverão ser assinados.
Vimos que a tecnologia avança a cada dia que passa. Dessa forma, para se manter no mercado de trabalho, cada vez mais profissionais precisam se adaptar aos novos recursos ofertados pela nova geração.
O CERTIFICADO DIGITAL PARA MÉDICOS SÓ POSSUI VANTAGENS, VEJAMOS:
- Economia para médicos e pacientes, tendo em vista que o atendimento será realizado a distância sem custos com alugueis de sala ou gasolina;
- Maior alcança de pacientes, tendo em vista que com a telemedicina os médicos podem atender pacientes de todo lugar do brasil;
- Segurança para o profissional da saúde, pois assinar receitas e atestados de forma digital é muito mais seguro e além de tudo isso reduz a emissão desnecessária de tantos papeis.
FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?
Entre em contato conosco para maiores informações.