O que é uma startup? | Muito se fala atualmente sobre startup’s, mas você sabe o que é uma?
Considera-se Startup uma empresa cujo modelo empresarial surge a partir de um panorama de incerteza, com ideias inovadoras, rentáveis e escaláveis.
Assim, diante do cenário atual, o número de empresas criadas a partir desse modelo vem crescendo vertiginosamente.
Contudo, apesar da essência inovadora e moderna, é necessário muito comprometimento e dedicação para levar ao mercado soluções viáveis e atuais para antigas adversidades.
É de se dizer, de maneira muito simplificada, que a Startup é uma empresa criada para solucionar velhos problemas de uma maneira mais efetiva e adequada.
Acrescente-se, ainda, que apesar do senso comum de que a Startup trabalha apenas com tecnologia, tal ideia está longe da realidade.
DEFINIÇÃO DE STARTUP
O termo Startup significa “começar”. Contudo, efetivamente a empresa assim definida não apenas começa, mas transforma. Portanto, possui uma aplicação muito maior.
O modelo empresarial sob análise, como já dito, trabalha para solucionar de maneira inovadora e moderna velhos problemas.
Neste ponto, temos por inovação a ideia do uso de tecnologia que, apesar de grande facilitadora, não é o limite da Startup, uma vez que para a caracterização de tal empresa há outras particularidades.
Assim, para que uma empresa tenha a caracterização como Startup, necessariamente, ela deverá ser repetível, escalável e que surja de um panorama de incertezas, além das ideias inovadoras inerentes a sua criação, ou sdeja:
- Repetível – o modelo de solução criada tem que ser apto para replicação ilimitada, sem qualquer perda de qualidade;
- Escalável – trata-se de um modelo empresarial cuja geração de lucro não necessariamente depende de grandes investimentos ou alteração de padrão-base;
- Panorama de incertezas – justamente por seu modelo anti-tradicional, as dúvidas em relação a êxito são maiores e, portanto, trata-se de modelo empresarial fundada em incertezas;
- Ideias inovadoras – o modelo empresarial não se restringe apenas aquilo que é ofertado, mas, também, aos valores trazidos aqueles que se beneficiarão dele, além da grande capacidade de retorno de lucros.
QUAIS EMPRESAS PODE SER STARTUP?
Conforme vimos, a Startup não é limitada apenas ao ramo da tecnologia, podendo ser criada para:
- atender outras empresas – e não necessariamente atendimento ao consumidor -, cujo modelo empresarial é chamado de Business to Business (B2B);
- atendimento direto ao consumidor final, chamado de Business to Consumer (B2C); ou
- atendimento tanto a outras empresas, quanto ao cliente final, chamado de Business to Business to Consumer (B2B2C).
Apesar das definições, a maior dúvida é em relação ao mercado que efetivamente gerará maior atuação e, consequentemente, maiores lucros.
Nesse sentido, tem-se que os maiores campos compreendidos e atendidos pelas Startup’s são aquelas inerentes a segurança da informação (TI), aplicativos para dispositivos móveis; economia colaborativa, redes sociais, serviços de saúde e educação, entre outros.
QUER ABRIR UMA STARTUP?
Apesar de todo o conceito da Startup estar ligada a ideia inovadoras, sua constituição e devida formalização tem que seguir o mesmo procedimento de abertura de outros modelos empresariais.
Dessa forma, é necessária a elaboração de contrato social, registro na Junta Comercial competente e obtenção de CNPJ. Além disso, há necessidade de obter inscrições estaduais, municipais, alvarás de funcionamento, entre outras medidas.
Para isso o time da LegalBr está de prontidão para atender sua empresa.